Dicas

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O processo de recrutamentoe seleção para emprego é composto de algumas etapas, nas quais se busca obter informações que possibilitem avaliar as competências dos candidatos que concorrem para ocuparem o cargo. As etapas podem sofrer alguma variação de empresa para empresa, dependendo do cargo e das competências exigidas. Mas, em geral, o processo é composto das seguintes etapas:
RECRUTAMENTO;
ENTREVISTA DE TRIAGEM;
AVALIAÇÃO TÉCNICA;
AVALIAÇÃO MÉDICA;
DOCUMENTAÇÃO;
ADMISSÃO.

RECRUTAMENTO- consiste em captar os potenciais candidatos para o cargo. A captação é feita através de várias formas de divulgação da vaga e dos seus requisitos.

ENTREVISTA DE TRIAGEM- consiste em verificar se os candidatos que estão concorrendo a um determinado cargo possuem as características requeridas. Nesta etapa a pessoa que conversa com o candidato faz uma sondagem para verificar se realmente ele possue as cacterísticas exigidas, e também passar para ele infomações mais detalhadas para que ele possa também avaliar se as condições da empresa o satisfaz . É muito importante que nesse momento o diálogo seja muito franco, para que cada parte tenha a consciência exata do que cada uma espera da outra.

AVALIAÇÃO TÉCNICA- Aqueles candidatos que possuem as características solicitadas, e aceitam continuar no processo, vão para a próxima fase que é a avaliação técnica, a qual é feita com um especialista. Esta avaliação técnica é feita através de uma entrevista ou algum tipo de teste, onde o candidato deve explicitar suas competências para o desempenho adequado da função. É o momento dele demonstrar que conhece o assunto. É muito importante o candidato se apresentar calmo,confiante e buscar demonstra tudo o que sabe.

AVALIAÇÃO MÉDICA- Os aprovados na entrevista técnica serão submetidos a uma avaliação médica, conforme exigência legal, e que consiste em verificar se as condições gerais de saúde do candidato estão adequadas para o exercício da função.

DOCUMENTAÇÃO- É da documentação solicitada dos candidatos a serem admitidos que se extrai infomações para elaboração do contrato, ficha de registro, e outras importantes para FGTS, INSS, Receita federal, etc. É importante que a documentação solicitada seja entregue completa e no prazo para não comprometer a data de admissão.

ADMISSÃO- Concluído o processo de de admissão, o candidato, agora funcionário, será encaminado ao posto de trabalho para início de suas atividades Na área receberá novos orientações , e é importante que também esclareça qualquer dúvida para que tudo corra bem nesse novo emprego.

VoltarIr para o topo